Transformações no mundo do trabalho: repercussões no mercado de trabalho do assistente social a partir da criação da LOAS

Gleny Terezinha Duro Guimarães, Maria Aparecida Marques da Rocha

Resumo


O objetivo deste artigo é demonstrar de que forma as transformações societárias produzidas pela forma de acumulação capitalista, estão refletindo hoje no mercado de trabalho do assistente social no Estado do Rio Grande do Sul. Para compor esta análise partimos do eixo de reflexão que trata das transformações societárias e a crise do capital no contexto internacional e como ocorrem tais repercussões na sociedade brasileira e conseqüentemente seus desdobramentos no mercado de trabalho do assistente social com a criação da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social. As conclusões avaliam que houve uma absorção do mercado pelo profissional de Serviço Social, no entanto isto não significa que houve redução das taxas de desemprego e tão pouco uma melhora nas condições de trabalho.

Palavras-chave – Transformações societárias. Mercado de trabalho. Serviço Social.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1677-9509


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.