Política de Educação Mercantilizada: quais os seus rumos? / Commodified education: what are the directions?

  • Gleny Terezinha Duro Guimarães PUCRS
  • Geovana Prante Gasparotto PUCRS
Palavras-chave: mercantilização, direito social, ensino superior

Resumo

RESUMO – O presente artigo propõe a apresentação de algumas reflexões acerca do processo de mercantilização do ensino superior, o qual deve ser compreendido e analisado em um contexto histórico e econômico que se refere ao desmonte de políticas sociais sob a perspectiva do ideário neoliberal. É reconhecida a Educação como direito social, e, nesse sentido, é identifica como privilegiada estratégia no processo de rompimento e superação do neoliberalismo.

Palavras-chave – Neoliberalismo. Mercantilização. Ensino Superior. Direito Social. Educação Libertadora.

ABSTRACT – This article aims to present some reflections about the process of commercialisation of higher education, which should be understood and analyzed in a historical and economic context, that refers to dismantle social policies from the perspective of neo-liberal ideology. Recognizes Education as a social right, and, in this sense, identifies as privileged strategy in the process of breaking and overcoming of neoliberalism.

Keywords – Neoliberalism. Commercialization. Higher Education. Social Rights. Liberating Education.

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Biografia do Autor

Gleny Terezinha Duro Guimarães, PUCRS
Pós-doutorado em Serviço Social, Assistente Social e Pedagoga, Profa. titular na Faculdade de Serviço Social/PUCRS, Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho e Assistência Social - GPsTAS.
Geovana Prante Gasparotto, PUCRS
Assistente Social, Especialista em Família, Territorialidade e Proteção Social, doutoranda do PPGSS da PUCRS, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Ética e Direitos Humanos – NEPEVEDH.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Guimarães, G. T. D., & Gasparotto, G. P. (2015). Política de Educação Mercantilizada: quais os seus rumos? / Commodified education: what are the directions?. Textos & Contextos (Porto Alegre), 14(1), 132 - 144. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.1.20172
Seção
Políticas Sociais e Educação