02. A entrevista nos processos de trabalho do assistente social

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Esalba Maria Carvalho Silveira

Resumo


O objetivo deste artigo é de ressignificar a entrevista como pertencente ao instrumental do processo de trabalho do assistente social, trazendo sugestões de como fazê-la, fundamentando este fazer, mais específico da dimensão técnico-operativa, às dimensões teórico-metodológica e ético-política. Pretende também que este material seja a oportunidade de compartilhar um conhecimento acumulado na condição de assistente social que faz da entrevista um dos instrumentos do seu cotidiano profissional. Como todo trabalho é uma produção histórica e social, ele está sujeito às reproduções das contradições do real; por isso, esperamos que possa desencadear discussões que venham a enriquecer a todos os que nela estão envolvidos. É importante ressaltar que, com este artigo, não se tem nenhuma pretensão de propor modelo único, rígido, para o desenvolvimento da entrevista em Serviço Social, pois cada encontro com o usuário é único e possui suas particularidades.



Palavras-chave – Entrevista. Técnicas de entrevista. Serviço Social.

Texto completo:

PDF


Copyright: © 2014 EDIPUCRS

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2013
Área Capes - Serviço Social e Economia Doméstica
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br