A fórmula de Michel Vaillant: Realismo e Ligne Claire nas Histórias em Quadrinhos de Automobilismo

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.17723

Palavras-chave:

Automobilismo, Ligne Claire, Realismo

Resumo

O presente artigo deseja observar como a história em quadrinhos sobre automobilismo, notadamente a do personagem Michel Vaillant, consegue engendrar, em sua narrativa, mecanismos de realismo através de sua forma gráfica. Utilizando-se o arcabouço teórico de David Bordwell e Jean-Louis Baudry acerca das narrativas visuais, o objetivo aqui é refletir acerca desse exercício de estilo (através do estilo franco-belga da Ligne Claire) e fórmula (o realismo), bem como desvelar as estratégias do dispositivo midiático das HQs, que faz Michel Vaillant ser reconhecido enquanto uma leitura do automobilismo referencial, possibilitando a relação de Vaillant com personagens do “mundo real” do automobilismo.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Professor da Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

AUMONT, J. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BAUDRY, J-L. “Le dispositif: approches métapsychologiques de l’impression de réalité”. Communications. nº 23. Paris, 1975.

BAUDRY, J-L. "Cinema: Efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base". In: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

BORDWELL, D. Narration in the Fiction Film. London: Routledge, 1997.

CASTELLANA, G. “Il Tocco del Maestro”. MichelVaillantFan.it, 2001. Disponível em: http://www.michel-vaillant-fan.it/tocco-del-maestro.htm Acesso em 28/01/2014.

ECO, U. Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

GRATON, J. Suspense a Indianapolis. Bruxelles: Lombard, 1966.

GRATON, J. Caos na F1. Lisboa: Meriberica/Liber, 1982.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Ed. 70, 2001.

NOBRE, M. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

ST-LOUIS, H. “Belgian Comic Book Styles: The School of Charleroi and the Ligne Claire”. ComicBookBin.com, 2009. Disponível em: http://www.comicbookbin.com/School_Charleroi_the_Ligne_Claire001.html. Acesso em 28/01/2014.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos