Circuitos e interação: articulações metodológicas para a análise de produtos culturais midiáticos

Autores

  • Lorena Pereira Caminhas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thales Vilela Lelo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.16479

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Metodologia, Interação.

Resumo

Este artigo pretende discutir problemáticas teórico-metodológicas envolvidas na operacionalização dos modelos de circuitos de comunicação/cultura elaborados pelos Estudos Culturais. Delimitando o campo nos quais estes modelos se inserem como abordagens de método, será possível retomar o debate estabelecido em torno da forma mais adequada de acionamento do modelo nas pesquisas empíricas. Neste percurso, pretende-se abrir terreno para o ponto central deste trabalho: a inserção do conceito de interação como chave heurística fundamental para apreensão dos circuitos e para sua inscrição nas agendas investigativas. As características de uma pesquisa norteada por este desenho do processo comunicativo serão expostas em uma sessão dedicada à análise de um episódio do programa Aglomerado, da Rede Brasil. 

Biografia do Autor

Lorena Pereira Caminhas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mídia e Cultura".

Thales Vilela Lelo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa "Jornalismo, Narrativas e Linguagens".

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos