Retorno crítico à noção de ethos

Autores

  • Dominique Maingueneau Sorbonne Université

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.32914

Palavras-chave:

análise do discurso, ethos, ethos discursivo, incorporação, site de relacionamento.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre o uso que é comumente feito do ethos discursivo, há quinze anos, nos trabalhos de análise do discurso. Essa reflexão é ao mesmo tempo autocrítica, uma vez que, desde a década de 1980, contribuí para o desenvolvimento dessa problemática. Inicialmente, procuro analisar mais precisamente o conteúdo da noção de ethos, em que distingo três dimensões: categorial, experiencial e ideológica. Esta tripartição é necessária se quisermos levar em conta a diversidade de manifestações do discurso. Em um segundo momento, reflito sobre o próprio processo de construção do ethos, baseando-me em dados – particularmente em anúncios de sites de relacionamento – diferentes daqueles que geralmente estudamos quando trabalhamos com o ethos. Finalmente, em um terceiro momento, me interesso pelos problemas levantados pela análise do ethos discursivo quando se trabalha com textos nos quais as dimensões verbal e icônica estão estreitamente ligadas. Dois tipos de fenômenos são considerados: os sites da Internet, nos quais estão implicados ethos verbal e ethos digital, e as publicidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, R. (Dir.). Images de soi dans le discours. La construction de l’éthos. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1999.

ARISTOTE. Rhétorique. Tradução M. Dufour. Paris: Les Belles-Lettres, 1967.

AUCHLIN, A. Éthos et expérience du discours: quelques remarques. In: Wauthion , M.; Simon , A. C. (Dir.). Politesse et idéologie. Rencontres de pragmatique et de rhétorique conversationnelle. Louvain: Peeters, 2001. p. 7-95.

BASSO FOSSALI, P. L.; DONDERO, M. G. Sémiotique de la photographie. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 2011.

DUCROT, O. Le dire et le dit. Paris: Minuit, 1984.

MAINGUENEAU, D. Genèses du discours. Liège: Mardaga, 1984.

MAINGUENEAU, D. Analyser les textes de communication. Paris: Dunod, 1998.

MAINGUENEAU, D. Lecture, incorporation et monde éthique. Études de linguistique appliquée, v. 119, p. 265-276, 2000.

MAINGUENEAU, D. Problèmes d’éthos. Pratiques, p. 55-68, 2002.

MAINGUENEAU, D. Retour critique sur l’éthos. Langage et société, v. 149, n. 3, p. 31-48, 2014.

RABATEL, A. L’effacement énonciatif dans les discours rapportés et ses effets pragmatiques. Langages, v. 156, p. 3-17, 2004.

RÉCANATI, F. Les énoncés performatifs. Contribution à la pragmatique. Paris: Minuit, 1981.

VION, R. “Effacement énonciatif” et stratégies discursives. In: De Mattia , M.; Joly , A. (Dir.). De la syntaxe à la narratologie énonciative. Gap: Orphys, 2001. p. 331-354.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Maingueneau, D. (2018). Retorno crítico à noção de ethos. Letras De Hoje, 53(3), 321–330. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.32914

Edição

Seção

Ethos Discursivo: Alcance, Desafios e Potencialidades