Cuidado transcultural de Leininger na perspectiva dos programas de pós-graduação em enfermagem: revisão integrativa

Luizita Henckemaier, Josiane Steil Siewert, Liliam Cristiana Júlio Tonnera, Angela Maria Alvarez, Betina Hörner Schlindwein Meirelles, Rosane Gonçalves Nitschke

Resumo


Objetivo: Identificar a aplicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, nas produções científicas em Programas de Pós-Graduação em Enfermagem nas regiões sul e sudeste do Brasil, no período de 2005 a 2010. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no catálogo da ABEN, totalizando 17 produções, destas, 16 dissertações de mestrado e 01 tese de doutorado. Resultados: Verificou-se que a teoria de Leininger foi utilizada parcialmente, tanto como metodologia para pesquisa, como também como forma de sistematizar o cuidado ou apenas como referencial teórico para a discussão dos dados. A utilização de diversas técnicas para coleta e análise dos dados foi detectada durante a leitura criteriosa das produções. Conclusão: Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliação da utilização da teoria de Leininger. Desta forma, será possível sentir as melhorias no processo de cuidar, sendo necessário repensar o entendimento do que é o cuidado, como ele deve ser prestado e qual o olhar dado pelas equipes de enfermagem neste âmbito.

Palavras-chave


pesquisa em enfermagem; cultura; teoria de enfermagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2014.2.15772

 

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