Legados e memórias em disputa

Germana Nery Machado

Resumo


A obra “30 anos de democracia no Brasil: avanços e contradições” escrita pelos pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre Democracia (CBPD), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e organizada por Teresa Cristina Schneider Marques, André Ricardo Salata e Fabrício Pontin, é o objeto de análise da presente resenha. Trata-se de uma coletânea que aborda a transição política como um fator importante para a compreensão das contradições da democracia brasileira. A obra é dividida em três partes: política e desigualdades, política externa brasileira na era democrática e justiça, criminalidade e democracia. Apresentarei uma pequena síntese das contribuições da obra para a compreensão do processo de democratização e como isso afetou a qualidade do desenvolvimento da democracia no Brasil.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 dezembro de 2018.

DREIFUSS, René A. 1964, a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981.

FICO, Carlos. Brasil: a transição inconclusa. In: Violência na História: Memória, trauma e reparação. ARAUJO, Maria Paula; FICO, Carlos; GRIN, Monica (orgs). Rio de Janeiro: Ponteio, 2012.

PIRES JÚNIOR, P. A.; TORELLY, M. D. As razões da eficácia da lei de anistia no Brasil e as alternativas para a verdade e justiça em relação as graves violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar (1964-1985). In: Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, v. 8, n. 8, p. 183-219, 2010. Belo Horizonte: Instituto de Hermenêutica Jurídica, 2010.

SAFATLE, Vladimir. À sombra da ditadura. In: Revista Carta Capital. Edição especial. Ano XVII, n. 678. São Paulo: Confiança, 2011.

SALATA, André Ricardo; MARQUES, Teresa Cristina Schneider; PONTIN, Fabrício (Org.). 30 anos de democracia no Brasil: avanços e contradições. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.

OLIVEIRA, André. Elogio à tortura, dupla moral e enrolados na Justiça em nove votos na Câmara. El País. Disponível em: . Acesso em: 13 de dezembro de 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/21785694.2018.2.32785

e-ISSN: 2178-5694

 

Conversas & Controvérsias


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS