Uma ou duas Chinas? A “questão de Taiwan” sob o ponto de vista de uma comunidade chinesa ultramar (Ciudad del Este, Paraguai)

Rosana Pinheiro-Machado

Resumo


O artigo trata da “questão de Taiwan” e dos dilemas de essa ilha ser ou não ser nação soberana. Os dados estão baseados um estudo etnográfico realizado em Ciudad del Este (Paraguai) entre taiwaneses, chineses e paraguaios. O Paraguai é um dos poucos países do mundo que possui relações diplomáticas com Taiwan, o que vai ser decisivo na conformação e negociações de “identidades chinesas”. Na primeira parte do artigo, aborda-se uma visão mais ampla da macroquestão social que envolve China, Taiwan e Paraguai. Na segunda, analisa-se o impacto dessas políticas no âmbito da vida cotidiana dos imigrantes e dos nativos.

Palavras-chave


China; Taiwan; Paraguai; Diplomacia; Imigração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2010.3.6655

Direitos autorais 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais

ISSN-L: 1519-6089  -  e-ISSN: 1984-7289

Civitas - Revista de Ciências Sociais

....................................................................................................................................................................................................

Este periódico é membro do Cope (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas editoriales de revistas científicas brasileñas. Disponibilidad de depósito: Azul .

Copyright: © 2006-2019 Edipucrs