Uma ou duas Chinas? A “questão de Taiwan” sob o ponto de vista de uma comunidade chinesa ultramar (Ciudad del Este, Paraguai)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2010.3.6655Palavras-chave:
China, Taiwan, Paraguai, Diplomacia, ImigraçãoResumo
O artigo trata da “questão de Taiwan” e dos dilemas de essa ilha ser ou não ser nação soberana. Os dados estão baseados um estudo etnográfico realizado em Ciudad del Este (Paraguai) entre taiwaneses, chineses e paraguaios. O Paraguai é um dos poucos países do mundo que possui relações diplomáticas com Taiwan, o que vai ser decisivo na conformação e negociações de “identidades chinesas”. Na primeira parte do artigo, aborda-se uma visão mais ampla da macroquestão social que envolve China, Taiwan e Paraguai. Na segunda, analisa-se o impacto dessas políticas no âmbito da vida cotidiana dos imigrantes e dos nativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-07
Como Citar
Pinheiro-Machado, R. (2011). Uma ou duas Chinas? A “questão de Taiwan” sob o ponto de vista de uma comunidade chinesa ultramar (Ciudad del Este, Paraguai). Civitas: Revista De Ciências Sociais, 10(3), 468–489. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2010.3.6655
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).