A criminologia crítica para além da crise: um estudo sobre a suposta crise da criminologia e suas transformações no período neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.15448/2177-6784.2016.2.24283Palavras-chave:
criminologia critica, neoliberalismo, criseResumo
O presente artigo tem como foco central o que se postulou como sendo a crise da criminologia crítica na década de 80 do século XX. Analisa-se em que contexto se insere essa suposta crise, e o debate travado entre importantes teóricos como Massimo Pavarini e Alessandro Baratta, tendo-se ainda a contribuição de Elena Larrauri. Tem-se como objetivo o aprofundamento teórico e reflexão sobre as funções que desempenha a criminologia em meio a sociedade da virada do século XX para o XXI e suas transformações sociais. Trabalha-se com o marco teórico proporcionado pelas últimas décadas de desenvolvimento analítico e empírico da criminologia crítica, tendo-se como ponto de partida uma visão desde a região latino-americana.
Referências
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Do paradigma etiológico ao paradigma da reação social: mudança e permanência de paradigmas criminológicos na ciência e no senso comum. Revista Seqüência, Florianópolis, n. 30, 1995.
ANITUA, Gabriel Ignacio. Histórias dos pensamentos criminológicos. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2008.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal – introdução a sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2002.
BARATTA, Alessandro. ¿Tiene futuro la criminología crítica? In: Criminología y Sistema Penal. Buenos Aires/Montevideo: BdeF, 2004.
CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da reação social. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
HRISTIE, Nils. A indústria do controle do crime: a caminho dos Gulag’s em estilo ocidental. Tradução de Luis Leiria. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2008.
HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LARRAURI, Elena. La Herencia de la criminología crítica. Ciudad de Mexico/DF: Siglo XXI, 2009.
MELOSSI, Dario. ¿Está en crisis la criminologia critica? In: Revista Nuevo Foro Penal, Bogotá/Colombia: Temis, p. 511-521, 1984.
OLMO, Rosa Del. A América Latina e sua criminologia. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2004.
PAVARINI, Massimo. Control y dominación. Teorías criminológicas burguesas y proyecto hegemónico. México: Siglo Veintiuno, 1988.
RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2004.
SIMON, Jonathan. Governing through crime: how the war on crime transformed American democracy and created a culture of fear. Nova York: Oxford University Press, 2007.
SWAANINGEN, René van. Barriendo las calles: sociedade civil y seguridade ciudadana en Rotterdam. In: Revista Española de Investigación Criminológica, Barcelona, n. 5, p. 1-21, 2007.
SWAANINGEN, René van. La politica de seguridade ciudadana en Holanda: traficando con el miedo. In: Revista Española de Investigación Criminológica, Barcelona, n. 3, 2005.
TAYLOR, Ian; WALTON, Paul; YOUNG, Jock. Criminologia crítica. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. A questão criminal. Rio de Janeiro: Revan, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.