“Foi de morte matada”: Homicídios no Brasil em perspectiva comparada
DOI:
https://doi.org/10.15448/2177-6784.2015.1.20576Palavras-chave:
homicídios, causas externas, mortalidade.Resumo
Esse trabalho analisa a taxa de homicídio no Brasil no tempo (2000-2010) e no espaço (regiões, estados e capitais). Metodologicamente, combinamos simulação básica, estatística descritiva, análise espacial e um modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários para analisar os dados reportados por Waiselfisz (2013). Os resultados sugerem que: (1) a taxa de homicídio permaneceu praticamente inalterada no Brasil ao se considerar os dados agregados; (2) a violência aumentou no Norte, Nordeste e Sul e diminuiu no Sudeste; (3) dos cinco estados com maior aumento na taxa de homicídio, quatro estão no Nordeste (MA, AL, BA e PB); e (4) das cinco capitais com maior aumento, três estão no Nordeste (São Luís, Maceió e Fortaleza).
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
KING, G. Replication. PS: Political Science and Politics, v. 28, p. 443-499, 1995. Disponível: <http://gking.harvard.edu/gking/files/replication.pdf>. doi: 10.1017/S1049096500057607
RONDON, V. V.; ANDRADE, M. V. Custos da criminalidade em Belo Horizonte. Economia, Niterói (RJ), v. 4, n. 2, p. 223-259, jul./dez. 2003.
WAISELFISZ, J. J. (2013). Mapa da violência. Mortes Matadas por Armas de Fogo no Brasil. Brasília: UNESCO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.