Feminicídio no Brasil: Uma análise crítico-feminista
DOI:
https://doi.org/10.15448/2177-6784.2015.1.20275Palavras-chave:
feminicídio, criminologia feminista, feminismo.Resumo
Este artigo analisa, desde uma perspectiva da teoria e criminologia feministas, as propostas de criminalização do feminicídio no Brasil e a nova qualificadora incluída no Código Penal. O artigo discute as diferenças conceituais presentes nos projetos de lei e na lei aprovada, a sua legitimidade da nomeação jurídica e criminológica e as possíveis perdas teóricas decorrentes da definição legal e do aumento de pena. Conclui que a proposta original da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito era a que mais se aproximava da perspectiva feminista com menos custos decorrentes do acionamento do sistema punitivo.
Referências
AUDI, Celene Aparecida; SEGALL-CORREA, Ana M.; SANTIAGO, Sílvia M. et al. Violência doméstica na gravidez: prevalência e fatores associados. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 42, n. 5, out. 2008.
BRASIL. Relatório Final. Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. Brasília: Senado Federal, 2013.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
CAMPOS, Carmen Hein de. CARVALHO, Salo. Tensões atuais entre a criminologia feminista e a criminologia crítica: a experiência brasileira. In________. (Org.) Lei Maria da Penha comentada em uma perspectiva jurídico-feminista. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p.
CARCEDO CABANAS, Ana. SAGOT RODRIGUEZ, Monserrat. Femicídio en Costa Rica: balance mortal. Med. leg. Costa Rica [online]. 2002, vol.19, n.1. Disponí-vel em:
http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S140900152002000100002&lng=pt&nrm=iso [Acesso em 06.04.2015]
CARVALHO, Salo. Sobre a criminalização da homofobia. São Paulo: IBCCRIM, Revista Brasileira de Ciências Criminais, No. 99, p. 187- 211.
CHIAROTTI, Suzana (Org). Contribuições al debate sobre la tipificación penal del femicídio/feminicídio. Peru: CLADEM, 2011.
LAGARDE Y DE LOS RIOS, Marcela. Por los derechos humanos de las mujeres: la Ley General de Acceso de las Mujeres a una vida libre de violencia. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, vol. XLIX, No.200, maio-ago, 2007, p.143-165. Disponível online: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42120009 [Acesso em 15.01.2015]
PASINATO, Wânia. “Femicídios” e as mortes de mulheres no Brasil. Campinas: Cadernos Pagu, 2011, (37), jul-dez, p. 219-246.
RADFOR, Jill. RUSSEL, Diana (Eds.). Femicide: the politics of woman killing. New York: Twayne Publishers, 1992.
SEGATO, Rita. Femigenocidio y feminicidio: una propuesta de tipificación. Revista Herramienta Nº 49, 2011.
VÁSQUEZ. Patsili Toledo. Feminicídio. ONU: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. México, 2009.
VILCHEZ, Ana Garida. La regulación del delito de femicídio/feminicídio en América Latina y el Caribe. ONU: Secretariado Geral das Nações Unidas – Una-te para o fim da violência contra as mulheres. Panamá, 2012.
ONU – Relatório sobre mortes de mulheres relacionadas ao gênero, da Relatora Especial sobre Violência contra a Mulher, suas causas e consequências, Rashida Manjoo. Conselho de Direitos Humanos. A/HRC/20/16, 2012. Disponível online: http://www.ohchr.org/Documents/Issues/Women/A.HRC.20.16_En.pdf [Acesso em 19.01.2015]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.