A resistência do controle penal à crítica da deslegitimação na Revista de Direito Penal e Criminologia (1971-1983)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2177-6784.2014.2.18317Palavras-chave:
Direito Penal. Revista de Direito Penal e Criminologia. Legitimação do controle penal.Resumo
A esfera do poder punitivo representado pelo disciplinamento e pelo enfoque na pena de prisão, consubstancia o poder que se reconhece como repressivo. O presente trabalho visa construir, diante da análise das Revistas de Direito Penal e Criminologia (1971-1983), no que tange a deslegitimação do controle penal, um aparato dos discursos que se fizeram presentes ao longo do periódico com o intuito de evidenciar qual era o argumento dos juristas que reivindicavam alguma modificação no sistema penal a partir da análise das falas que abordavam o campo da Dogmática Penal.Referências
ANIYAR DE CASTRO, Lola. Criminologia da reação social. Tradução e acréscimos de Ester Kosovski. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
ANIYAR DE CASTRO, Lola. Projeto para uma investigação comparada sobre crimes de colarinho branco na América Latina. Revista de Direito Penal. Rio de Janeiro, Editora Forense, n. 25, jan.-jun. 1978.
ANIYAR DE CASTRO, Lola. Criminologia da reação social. Rio de Janeiro: Forense, 1983.
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia: O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. Porto Alegre: Livraria/Editora do Advogado, 1997.
BARATTA, Alessandro. Criminologia e dogmática penal: o passado e futuro do modelo integral da Ciência Penal. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense, n. 31. jan.-jun. 1981.
BATISTA, Nilo. Observações sobre a norma penal e suas interpretações. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, n. 17-18, jan.-jun. 1975.
BATISTA, Nilo. Concepção e princípios de direito penal econômico, inclusive a proteção dos consumidores no Brasil. Revista de Direito Penal e Criminologia, Rio de Janeiro: Forense, n. 33, jan.-jun. 1982.
BECKER, Howard S. Los extraños. Sociología de la desviación. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo, 1971.
FRAGOSO, Heleno Cláudio. Ciência e experiência do direito penal. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense, n. 26, jul.-dez. 1979.
FRAGOSO, Heleno Claudio. Direito penal econômico e direito penal dos negócios. Revista de Direito Penal e Criminologia, Rio de Janeiro: Forense, n. 33, jan.-jun. 1982.
FRAGOSO, Heleno Cláudio. Aspectos jurídicos da marginalidade social. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais, n. 19-20, jul.-dez. 1975.
MUÑOZ CONDE, Francisco. Para uma ciência crítica do direito penal. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense,
n. 24, jan.-dez. 1977.
NOVOA MONREAL, Eduardo. Progresso humano e direito penal. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Borsoi, n. 2, abr.-jun. 1971.
NOVOA MONREAL, Eduardo. Alternativas e transes do direito penal de hoje. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense,
n. 24, jan.-dez. 1977.
NOVOA MONREAL, Eduardo. Reflexões para a determinação e delimitação do delito econômico. Revista de Direito Penal e Criminologia. Rio de Janeiro: Forense, n. 33, jan.-jun. 1982.
PINATEL, Jean apud PIMENTEL, Manoel Pedro. A sociedade criminógena. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense,
n. 31, jul.-dez. 1980.
ROXIN, Claus. A culpabilidade como critério limitativo da pena. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Editora Revista dos Tribunais, n. 11-12, jun.-dez. 1973.
SÉVERIN, Carlos Versele. A cifra dourada da delinquência. Revista de Direito Penal, Rio de Janeiro: Forense, n. 27, jan.-jun. 1979.
SOLER, Sebastian. Conceito e objeto do direito penal. Revista de Direito Penal. Rio de Janeiro: Borsoi, n. 4, out.-dez. 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.