A Formação da Norma Global de Responsabilidade Individual: Mobilização política transnacional, desenvolvimento principiológico e estruturação em regras internacionais e domésticas
Palavras-chave:
Norma Global. Princípios. Regras. Justiça de Transição. Constitucionalismo. Direito Internacional.Resumo
O presente trabalho investiga o processo de formação da ‘norma global de responsabilidade individual’especialmente desde a perspectiva da justiça de transição no Cone Sul da América. Para tanto, combina a leiturade teses sobre o ‘ciclo da vida’ das normas globais (Finnemore & Sikkink) com as leituras divergentes sobre aregras e princípios em Alexy, Dworkin e Neves. Conclui que a diferenciação entre regras e princípios no direitomundial é de natureza funcional, e não qualitativa, apontando, desde o exemplo da norma global em questão,que tal diferenciação se dá por meio do desenvolvimento do conteúdo da própria norma em seu processo deformação. Ao operarem os instrumentos jurídicos de maneira persuasiva, demonstrativa ou mecânica, os atoresestratégicos gradualmente criam e reduzem complexidades. Neste processo, a capacidade de mobilização social em torno dos atores estratégicos gradualmente altera a percepção de adequação do direito, produzindomudanças interpretativas e formação de consensos parciais que alteram decisões, gerando novas formas deconsistência que, por sua vez, alteram o modo como dispositivos legais são interpretados no direito internacionale doméstico, transformando expectativas políticas em princípios dos quais derivam decisões redutoras decomplexidade que, finalmente, estabilizam regras capazes de operar de forma consistente no novo contexto social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.