Simulacro e criação
Modos de narrar em Nocilla Experience
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2022.1.42860Palavras-chave:
criação literária, enigma, imagem, procedimento, simulacroResumo
O objetivo deste artigo é trazer para o terreno da criação literária uma discussão, presente sobretudo no campo das artes visuais, acerca da busca por imagens que gerem algum tipo de estranhamento (ou enigma) e que não sejam apenas o que Baudrillard (1991) denominou simulacro, imagem hegemônica de nossos tempos, pela qual tudo é revelado, exposto, sem provocar nenhum tipo de tensão ou questionamento. O foco de nossa análise recai no romance Nocilla Experience (2013), no qual o escritor espanhol Agustín Fernández Mallo constrói uma narrativa valendo-se de elementos de uma cultura pop e altamente tecnológica, elevando o simulacro, supostamente atrelado a esses elementos, a um novo estatuto estético.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o ato de criação. 1987. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, artes e livros. Tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 45-60.
AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Tradução de Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba: Arte e Letra, 2007.
AIRA, César. Sobre a arte contemporânea. Tradução de Victor da Rosa. Rio de Janeiro: Zazie, 2018.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d ́água, 1991.
CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. 1917. In: RIBEIRO, Ana Mariza et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FABBRINI, Ricardo. Imagem e Enigma. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, São Paulo, n. 19, v. 10, p. 241-262, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/55119/AppData/Local/Temp/245-Texto%20do%20artigo-461-3-10-20200113-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/1981-4062/v19i/245
GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexões sobre o abuso estético. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Editora Fap/Unifesp, 2011.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 12, p. 16-26, jun. 1985. Disponível em: file:///C:/Users/55119/AppData/Local/Temp/JAMESON,%20F.%20P%C3%B3s-Modernidade%20e%20Sociedade%20de%20Consumo.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
MALLO, Agustín Fernández. Blog Up. Ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012.
MALLO, Agustín Fernández. Nocilla Experience. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.
PATO, Ana. Literatura Expandida: Arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster. São Paulo: Edições SESC SP, 2012.
PEREC, Georges. O sumiço. Tradução de Zéfere. São Paulo: Autêntica, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.