Simulacro e criação

Modos de narrar em Nocilla Experience

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2022.1.42860

Palavras-chave:

criação literária, enigma, imagem, procedimento, simulacro

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer para o terreno da criação literária uma discussão, presente sobretudo no campo das artes visuais, acerca da busca por imagens que gerem algum tipo de estranhamento (ou enigma) e que não sejam apenas o que Baudrillard (1991) denominou simulacro, imagem hegemônica de nossos tempos, pela qual tudo é revelado, exposto, sem provocar nenhum tipo de tensão ou questionamento. O foco de nossa análise recai no romance Nocilla Experience (2013), no qual o escritor espanhol Agustín Fernández Mallo constrói uma narrativa valendo-se de elementos de uma cultura pop e altamente tecnológica, elevando o simulacro, supostamente atrelado a esses elementos, a um novo estatuto estético. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Monteiro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o ato de criação. 1987. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, artes e livros. Tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 45-60.

AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Tradução de Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba: Arte e Letra, 2007.

AIRA, César. Sobre a arte contemporânea. Tradução de Victor da Rosa. Rio de Janeiro: Zazie, 2018.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d ́água, 1991.

CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. 1917. In: RIBEIRO, Ana Mariza et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

FABBRINI, Ricardo. Imagem e Enigma. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, São Paulo, n. 19, v. 10, p. 241-262, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/55119/AppData/Local/Temp/245-Texto%20do%20artigo-461-3-10-20200113-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/1981-4062/v19i/245

GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexões sobre o abuso estético. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Editora Fap/Unifesp, 2011.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 12, p. 16-26, jun. 1985. Disponível em: file:///C:/Users/55119/AppData/Local/Temp/JAMESON,%20F.%20P%C3%B3s-Modernidade%20e%20Sociedade%20de%20Consumo.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.

MALLO, Agustín Fernández. Blog Up. Ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012.

MALLO, Agustín Fernández. Nocilla Experience. Tradução de Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.

PATO, Ana. Literatura Expandida: Arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster. São Paulo: Edições SESC SP, 2012.

PEREC, Georges. O sumiço. Tradução de Zéfere. São Paulo: Autêntica, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Libera (Seção livre)