A arte que nos resta
Percursos criativos de um coral universitário pós-2020
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2022.1.42327Palavras-chave:
Extensão Universitária, Canto Coral, Coro VirtualResumo
O Coral UFCSPA é um projeto de extensão em atividade desde 2012. Este artigo apresenta o desenvolvimento dos processos criativos do grupo durante a pandemia de COVID-19 a partir da trajetória pregressa do projeto. São discutidas questões relacionadas à adoção de novas tecnologias e à caracterização artística do canto coral virtual. No período pós-2020, a partir dos temas esperança e América Latina, foram lançadas 14 produções audiovisuais em formato mosaico através do YouTube, aumentando a presença do Coral UFCSPA nos meios virtuais e conquistando novos públicos para o canto coral. A perspectiva é que os novos processos de aprendizagem, produção e divulgação possam continuar a enriquecer a experiência dos participantes e do público em um cenário de retomada das atividades presenciais.
Downloads
Referências
ADORNO, T. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ADORNO, T. W. Textos Escolhidos. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 63-108. (Coleção Os Pensadores. Adorno).
ALMEIDA, L. R. de; REIS DE SÁ, M. G.; SANTOS, M. R. dos. Arte e Tecnologia: o papel extensionista de um coral universitário durante a pandemia de Covid-19. Redin, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 48-58, 2020. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1855. Acesso em: 28 nov. 2021.
ALMEIDA, L. R. de; SANTOS, M. R. dos. A sobrevivência da arte: novas práticas de coral universitário em tempos distantes. EmRede. Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.728. Acesso em: 28 de nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.728
AMANHÃ. Intérprete: Coral UFCSPA. Compositor: Guilherme Arantes. Arranjador: Agostinho Ruchel. In: ESPERANÇA - 2020. [S. I.: s. n.], 2020, 1 Playlist, vídeo 7 (3 min.). Publicado pelo canal Coral UFSCPA. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiW0IEgNOrG0j0eLL5TlbW9_fM5CD-jLK. Acesso em: 28 jul. 2022.
AMÉRICA Latina - Coral UFCSPA Virtual. [S. I.: s. n.], 2022, 1 Playlist (23 min.). Publicado pelo canal Coral UFSCPA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kSEirqUYk3Q&list=PLiW0IEgNOrG3ARvM7jIXZrgRUc45br-ap. Acesso em: 28 jul. 2022.
BARBOSA, P. Pistas para uma tipologia semiótica das artes. In: COLÓQUIO LUSO-ESPANHOL, 1.; COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DA SEMIÓTICA, 2.,1985, Lisboa. Actas [...]. Lisboa: Vega Universidade, 1985. p. 51-73.
BISHOP, L. Collaborative musical creativity: How ensembles coordinate spontaneity. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 9, n. 1285, p. 1-17, 24 jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01285. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01285
CAYARI, C. Virtual vocal ensembles and the mediation of performance on YouTube. 2016. 471 f. Tese (Doctor of Philosophy in Music Education) – Graduate College of the University of Illinois, Urbana-Champaign, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/2142/90478. Acesso em: 29 nov. 2021.
CONCEIÇÃO, M. R.; ALMEIDA, L. R. de; SANTOS, M. R. dos. A arte em tempos de pandemia: o que um coral universitário aprendeu em 2020. In: SALÃO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UERGS (SIEPEX), 10., 2021. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UERG, 2021. Tema: Conexão Ciência. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/index. Acesso em: 28 nov. 2021.
EREN, H. C.; ÖZTUĞ, E. K. The implementation of virtual choir recordings during distance learning. Cypriot Journal of Educational Sciences, [S. l.], v. 15, n. 5, p. 1117-1127, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18844/CJES.V15I5.5154. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.18844/cjes.v15i5.5159
ESPERANÇA - 2020. [S. I.: s. n.], 2020, 1 Playlist (31 min.). Publicado pelo canal Coral UFSCPA. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiW0IEgNOrG0j0eLL5TlbW9_fM5CD-jLK. Acesso em: 28 jul. 2022.
GALVÁN, J.; CLAUHS, M. The Virtual Choir as Collaboration. Choral Journal, [S. l.], v. 61, n. 3, p. 8-18, out. 2020. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=145656014&site=eds-live. Acesso em: 29 nov. 2021.
GRUSHKA, K. et al. A virtual choir ecology and the zoom-machinic visual technologies as a panacea for social isolation. Video Journal of Education and Pedagogy, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1163/23644583-bja10013. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1163/23644583-bja10013
HESMONDHALGH, D.; MEIER, L. M. What the digitalisation of music tells us about capitalism, culture and the power of the information technology sector. Information Communication and Society, [S. l.], v. 21, n. 11, p. 1555-1570, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1340498. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1340498
HONING, H. et al. Without it no music: cognition, biology and evolution of musicality. Philosophical Transactions of the Royal Society B, [S. l.], v. 370, n. 20140088, 19 mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rstb.2014.0088. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1098/rstb.2014.0088
KORSGAARD, M. B. Music Video after MTV: audiovisual studies, new media,
and popular music. London: Routledge, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315617565. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315617565
NEDER, Á. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 181-195, dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-75992010000200015. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992010000200015
NICKLAS, P.; JACOBS, A. M. Rhetoric, Neurocognitive Poetics, and the Aesthetics of Adaptation. Poetics Today, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 393-412, 1 jun. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1215/03335372-3869311. Acesso em: 29 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1215/03335372-3869311
ROCHA JÚNIOR, R. A. da. Música e Filosofia em Platão e Aristóteles. Discurso, [S. I.], n. 37, p. 29-54, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/62912/65709. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62912
SANTOS, M. R. dos et al. Viva o Povo Brasileiro: projeto cênico-musical do Coral UFCSPA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7. 2015, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: UFOP, 2015. Disponível em: https://cbeu.ufop.br/anais_files/dad9aa90c82265dd4d0578e7411d9510.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
SANTOS, M. R. dos; ALMEIDA, L. R. de. Coral UFCSPA: cinco anos de inquietação. In: BEZERRA, A. P. G. et al. A historiografia para além do campo historiográfico: novos horizontes e perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, [2018]. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/1.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
SANTOS, M. R. dos; ALMEIDA, L. R. de. Coral UFCSPA e o uso de tecnologias para uma inclusão na contemporaneidade. Revista Redin, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/629. Acesso em: 28 nov. 2021.
SAVELIEVA, H. “Lux Aurumque” by Eric Whitacre in terms of comparative analysis of performance interpretation. Problems of Interaction Between Arts, Pedagogy and the Theory and Practice of Education, [S. l.], v. 58, n. 58, p. 143-157, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34064/khnum1-58.09. Acesso em: 30 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.34064/khnum1-58.09
SCHMELING, A. Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
SOUSA, M. C. S.; RIBAS, G. L. S.; SILVA, C. A. O. da. A experiência através da virtualização do canto coral na ação Vox Virtual. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 7., 2020, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPEL, 2020. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/XA_03357.pdf?ver=1601563501. Acesso em: 28 nov. 2021.
SPITZER, J.; ZASLAW, N. The Birth of The Orquestra: History of an Institution, 1650-1815. New York: OXFORD University Press, 2004.
UFCSPA. Coral UFCSPA. Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/cultura/coral. Acesso em: 29 nov. 2021.
WEBER, M. The rational and social foundations of music. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1958.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.