Acervos literários digitais ou O pesquisador como artista
Notas sobre uma caderneta de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2022.1.42314Palavras-chave:
Acervos digitais, Materialidade da literatura, Posteridade, Clarice LispectorResumo
Este artigo pretende refletir sobre a continuidade da obra de um autor através do arquivo, enfocando o pesquisador como sujeito responsável pela atualidade desse lugar. Partindo de uma apresentação do arquivo na chave entre espaço habitado por espectros – e pelos agentes que por ele transitam – são levantadas questões que tangem as contrastantes experiências de manusear os documentos física e virtualmente, sobretudo com o aumento de acervos digitais. Essa última questão é exemplificada a partir do trabalho de pesquisa de uma caderneta inédita de Clarice Lispector, sob a guarda do Instituto Moreira Salles, cujo acesso se deu pela digitalização do documento original, engendrando dificuldades e possibilidades nessa nova forma de visitar o arquivo, revelando caminhos que o pesquisador pode traçar para encurtar essa distância.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Elogio à profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 57-72.
ALMEIDA, Elizama. Quando desejos outros é que falam: “Por dentro dos acervos”. In: Instituto Moreira Salles. São Paulo, 30 out. 2015. Disponível em: https://ims.com.br/por-dentro-acervos/quando-desejos-outros-e-que-falam. Acesso em: 9 set. 2020.
BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca: Um discurso sobre o colecionador. In: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 227-235.
BORGES, Jorge Luis. Funes el memorioso. In: Cuentos completos. Colombia: Penguin Random House, 2013.
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. São Paulo, n. 17 e 18, dez. 2004. Publicado por Instituto Moreira Salles. Disponível em: https://issuu.com/ims_instituto_moreira_salles/docs/clb_clarice_lispector. Acesso em: 20 ago. 2020.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FARGE, Arlette. Le gôut de l’archive. Paris: Point, 1997.
FERRAZ, Eucanaã et al. In: Clarice Lispector IMS. [S. l.], Instituto Moreira Salles, c2012. Disponível em https://claricelispectorims.com.br. Acesso em: 29 ago. 2020.
FOSTER, H. The Archive without Museums. October, Cambridge, n. 77, p. 97-119, 1996.
FLUSSER, Villém. Pontificar. In: Ficções Filosóficas. São Paulo: EDUSP, 1998.
HAY, Louis. A montante da escrita. In: Devagar obras. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.
LISPECTOR. Clarice. Panorama com Clarice Lispector. [Entrevista cedida a] Julio Lerner. Panorama, São Paulo, 1977. Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/5101_panorama-com-clarice-lispector.html. Acesso em: 13 ago. 2020.
LUCA, Tania Regina de. Notas sobre os historiadores e suas fontes. Revista Métis: História e Cultura, Caxias do Sul, v. 11, n. 21, p. 13-21, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126896. Acesso em: 20 maio 2022.
MBEMBE, Achille. The Power of the Archive and its Limits. In: HAMILTON, Carolyn; HARRIS, Verne; TAYLOR, Jane; PICKOVER, Michele; REID, Graeme; SALEH, Razia (org.). Refiguring the Archive. Cape Town: New Africa Books, 2002. p. 19-26.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Minas Gerais: Editora UFMG, 2013.
WOOLF, Virginia. A room of one’s own. New York: Harcourt, Brace and Company, 1929.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.