O professor como escritor e pesquisador
O dilema da poesia
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2021.1.42168Palavras-chave:
Escrita criativa, Ensino, Criação, Reflexão, PoesiaResumo
Tradução do artigo “Teacher as Writer and Researcher: The Poetry Dilemma”, de Patrick Bizzaro,2 publicado originalmente em 1983, na revista Language Arts (v. 60, n. 7). No artigo, o autor reflete sobre suas práticas de ensino de escrita de poesia em relação à sua própria escrita poética, ou seja, sobre as implicações da personalidade multifacetada do professor de Escrita Criativa – teórico, escritor e pesquisador – em suas formas de ensinar. Num primeiro momento, embasa suas reflexões nas três abordagens utilizadas no ensino de escrita de poesia levantadas por Lucky Jacobs no artigo “Three Approaches to the Teaching of Poetry Writing” (1977): abordagem por modelos, abordagem por atividades e abordagem por modelos e atividades. Em seguida, reflete sobre o próprio processo de criação, analisando diferentes estágios da composição de um de seus poemas. Por fim, discute as descobertas proporcionadas pelo processo de autoanálise empreendido, estabelecendo pontes entre pesquisa, ensino e criação. Apesar de ter sido publicado há quase 40 anos, o artigo é uma contribuição relevante para o campo acadêmico da Escrita Criativa no Brasil, em seu atual momento de consolidação e expansão.
Downloads
Referências
---
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.