A literatura e a música quando do “fim da canção” em Chico Buarque: uma comparação entre sistemas, tradições e sentidos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2020.1.36295Palavras-chave:
Sistema literário, sistema cancional, teoria literária, literatura comparadaResumo
Em uma entrevista realizada em 2004, Chico Buarque pontuou uma certa agonia da forma canção no Brasil por conta da emergência do rap no cenário musical. Na visão do artista, menos do que a impossibilidade de se fazer canções, o que estaria em jogo seria o declínio de uma certa forma de sociabilidade brasileira que estaria no seio da formação do sistema cancional brasileiro. É intenção deste trabalho pensar o manejo que Chico Buarque procura mobilizar do sistema cancional brasileiro, bem como as saídas que procura elaborar na literatura. Nesse sentido, o que é posto em discussão são as especificidades que a tradição brasileira da canção ofereceria para lidar com a matéria histórica brasileira quando comparada com as possibilidades oferecidas pelo sistema literário local. Para tanto, procuraremos analisar tais sistemas (e suas respectivas possibilidades) por meio da fortuna crítica interessada em debater suas respectivas especificidades históricas, bem como pelas perspectivas que Chico Buarque levantou na entrevista de 2004 e em outros momentos.
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