O tempo e a música: uma proposta de abordagem da obra Quatro Quartetos, de T.S. Eliot
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2020.1.35810Palavras-chave:
T. S. Eliot; música; tempo.Resumo
O presente artigo tem como objetivo propor uma análise da obra Quatro Quartetos, do americano T. S. Eliot, a partir de um viés alternativo: a teoria da relatividade de Albert Einstein e a música, tendo como elemento unificador a questão do tempo. Se Einstein mudou os paradigmas da física ao propor que o tempo é uma grandeza relativa, e não absoluta, o axioma de um tempo estritamente linear, presente-passado-futuro, deixou de ser ponto passivo no mundo científico e a noção de ‘viagem no tempo’ passou a ser uma possibilidade. O presente artigo estabelece uma ponte entre tal raciocínio e o poema Quatro Quartetos a partir da noção de eterno tempo presente, tão cara à voz enunciadora do poema, demonstrando que tal ideal pode ser alcançado pela palavra poética através de um estado de sinergia entre os tempos passado, presente e futuro.
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