Um percurso musical em Um Homem Célebre e Trio em Lá Menor, de Machado de Assis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2020.1.35583

Palavras-chave:

Um Homem Célebre, Trio em Lá Menor, Machado de Assis, elementos, musicais.

Resumo

RESUMO: Este trabalho debruça-se sobre os contos Um Homem Célebre[1] e Trio em Lá Menor, ambos de Machado de Assis que, por suas riquezas textuais, possibilitam variadas interpretações. Analisam-se elementos musicais constantes dos textos, com os propósitos de identificá-los como: elementos estruturantes do enredo, caracterizadores dos personagens e indicadores do período da formação da identidade musical brasileira. Para consecução dessas finalidades, expõe-se conhecimentos sobre o contexto musical do século XIX vivido pelo autor dos contos abordando aspectos relevantes do momento histórico e cultural — especialmente o contexto musical — da segunda metade do século XIX; e da influência da música sobre os contos machadianos em análise. Por fim, com base nos aspectos levantados e nos comentários apresentados, conclui-se acerca da contribuição que os elementos musicais existentes nos dois contos fornecem à estrutura do enredo e à caracterização de personagens.


[1] Publicado, pela primeira vez, em 29 de junho de 1888, no jornal Gazeta de Notícias.

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Biografia do Autor

Louise Ribeiro Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, área de Concentração de Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Estudos Literários na mesma área de concentração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Letras, com habilitação em Português-Literaturas também pela UFF. Atuou como bolsista de iniciação científica no Projeto Imagem e Representação na Narrativa de Maria Gabriela Llansol.

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Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)