Quando o silêncio narra o que aconteceu: a morte em "To the Lighthouse"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848-2019.1.33180

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Morte, Condição humana, Crítica literária.

Resumo

Este artigo reflete sobre a condição humana e seu fim último, a morte, através do romance “To the Lighthouse”, de Virginia Woolf, em que a narrativa se desenvolve na relação entre a vida e a morte. Nas três partes do romance os acontecimentos giram em torno da morte, não só da morte física mas também de uma morte simbólica. Para tanto são apontadas algumas observações sobre subjetivismo e realidade objetiva, sobre temporalidade e sobre a própria prosa moderna nas formulações de Erich Auerbach. Em uma perspectiva empírica a autora aproxima o romance de sua realidade concreta, desnuda a dificuldade da escrita após um evento traumático além de apresentar aos leitores a fragilidade humana diante do inesperado. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

 

 

*** When silence tells what happened: death in "To the Lighthouse" ***

This article reflects on the human condition and its ultimate end, death, through Virginia Woolf's novel "To the Lighthouse," where the narrative unfolds in the relationship between life and death. In the three parts of the novel, events revolve around death, not only physical death but also a symbolic death. To this end, some observations on subjectivism and objective reality, on temporality, and on modern prose itself in the formulations of Erich Auerbach are pointed out. In an empirical perspective, the author brings the novel closer to its concrete reality, exposes the difficulty of writing after a traumatic event, as well as presenting the human frailty before the unexpected. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.


Keywords: Virginia Woolf; Death; Human condition; Literary criticism.

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Biografia do Autor

Adriana Madeira Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciencia da Literatura na UFRJ, estudando feminismo e realidade brasileira no Programa Avnçado de Cultura Contemporânea com Heloisa Buarque de Hollanda e Betariz Resende; Mestre em Direito, área de concentração em Direitos Humanos, pela Universidade Católica de Petrópolis, dissertação apresentada " Lei Maria da Penha e sua aplicação nos juizados de violência doméstica do Estado do Rio de Janeiro", trabalho orientado por Barbara Lupetti Batista; Graduada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis, monografia apresentada sob o título "O discurso operário do Lula", trabalho orientado por Luciana Vilhena.

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Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)