Quero um caixãozinho: a morte de crianças em contos de Mia Couto e Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848-2019.1.33120Palavras-chave:
crianças, morte, experiências, reflexões.Resumo
Este trabalho apresenta a análise comparada dos contos A menina de lá, de Guimarães Rosa e O rio das Quatro Luzes, de Mia Couto que giram em torno de uma mesma temática. Ambos mostram a morte sob a perspectiva de uma criança, apresentando facetas surpreendentemente interessantes para os leitores, por meio de construções miméticas que fazem fantasiar e refletir sobre as maneiras como lidamos com o fim. Assim, no trabalho que se segue buscaremos avaliar os elementos que permeiam a vida e o inesperado desejo de morte de um menino e de uma menina em dois contextos distintos. São narrativas que levam o leitor a ponderar de que forma a morte pode ser poética, ainda que acometendo crianças. Além disso, o leitor é impelido ao aprofundamento de suas próprias experiências relacionadas à temática e convidado a aprimorar sua compreensão do mundo infantil e da morte. Desta forma, nos contos dos dois autores temos a possibilidade de perceber a morte sob o olhar de duas crianças em diferentes contextos e perspectivas sociais. E a partir dessas construções traçar algumas reflexões a respeito da morte, sua representação e a maneira como é encarada pelas personagens infantis nas narrativas.
*** I want a little coffin: the death of children in Mia Couto and Guimarães Rosa short stories ***
This article shows the comparative analysis of the tales A menina de lá (The girl from there), by Guimarães Rosa and O rio das Quatro Luzes (The River of the Four Lights), by Mia Couto that revolve around the same theme. Both show death from the perspective of a child, presenting facets surprisingly interesting to readers, through mimetic constructions that make them fantasize and reflect about how we dead with the end. Thus, in this work, we will seek to evaluate the elements that permeate the life and the unexpected death wish of a boy and a girl in two different contexts. These are narratives that lead the reader to consider how death can be poetic, even though it affects children. In addition, the readers are encouraged to deepen their own experiences related to the theme and they are invited to enhance their understanding of the children’s world children and of death.
Keywords: children; death; experiences; thoughts.
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