A cultura do masculino na voz das mulheres em A Casa de Bernarda Alba – uma questão de ressonância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2018.1.31714

Palavras-chave:

literatura, feminino, cultura, Federico Garcia Lorca.

Resumo

A partir de uma abordagem comparatista, este trabalho tem por objetivo analisar a representação do feminino enquanto ressonância de uma cultura dominante masculina em A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, contemplando três perspectivas: cultural, de acordo com o conceito trazido por Roy Wagner de cultura enquanto invenção; histórica, a partir da teoria da meta-história proposta por Hayden White, que relativiza o campo ao reconhecer o jogo de influências que o mesmo sofre e ao inserir no discurso histórico uma dimensão ficcional; e uma perspectiva religiosa, com base na visão de Pierre Debergé sobre o papel da mulher na sociedade. A construção ficcional de Lorca configura-se como um jogo de ressonâncias signíficas, onde o espaço da mulher e sua voz se (des)constituem no emaranhado das invenções e convenções sociais, culturais e históricas, desvelando, assim, a sua condição de silenciamento.

 

*** The masculine culture in women’s voice in A Casa de Bernarda Alba – a matter of resonance ***

From a comparative approach, this paper aims to analyze the representation of the feminine as a resonance of a dominant masculine culture in A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), by Federico García Lorca, considering three perspectives: cultural, according to Roy Wagner’s concept of culture as an invention; historical, through Hayden White’s metahistory theory, which relativizes the field by inserting a fictional dimension into the historical discourse, recognizing therefore the game of influences it undergoes; and a religious perspective based on Pierre Debergé’s point of view about the role of women in society. Lorca’s fictional construction constitutes itself as a game of signifying resonances, where women’s space and their voices (de)constitute themselves in the intertwinement of cultural, social and historical inventions and conventions, unveiling thus their silenced condition.

Keywords: literature; feminine; culture; Federico Garcia Lorca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Montano Boessio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora associada de Teoria Literária do curso de Letras. Doutora na área de literatura, linha de pesquisa: teorias literárias e interdisciplinaridade (UFRGS)

Neemias Flor Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA

Licenciado ml Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas; bolsista do LALLI - Laboratório de Literatura e Outras Linguagens do curso de Letras da UNIPAMPA; projeto de pesquisa: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA LITERATURA.

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Cultrix, 1986.

______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Bíblia Sagrada. Tradução em português por João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblia do

Brasil, 2014.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

DEBERGÉ, Pierre. O amor e a sexualidade na Bíblia. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FIGARI, Carlos Eduardo. Sexualidad, ciencia y religión. Buenos Aires: Editorial Brujas, 2007.

MAURER, Christopher. Biografía: una vida en breve. In: FUNDACIÓN FEDERICO GARCÍA LORCA. Madrid, España: s. d. Disponível em:

http://www.garcia-lorca.org/federico/Biografia.aspx?Sel=%C3%9Altimos%20a%C3%B1os. Acesso em: 15 mar. 2018.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Introdução-Feminismo em tempos pós-modernos. In: Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. O martelo das feiticeiras: Malleus Maleficarum. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1991.

LIPOVETSKY, Gilles. La terceira mujer: Permanencia y revolución de lo feminino. Barcelona: Editorial Anagrama, 1999.

LORCA, Federico Garcia. A Casa de Bernarda Alba. Disponível em:

www.oficinadeteatro.com. Acesso em: 01 jun. 2016.

MANTILLA, Jose Ruiz. Regreso a la casa de Bernarda Alba. El País. Valderrubio, 25 de oct 2015. Disponível em:

https://elpais.com/cultura/2015/10/28/actualidad/1446054613_664161.html. Acesso em: 25 maio 2018.

NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1995.

PERNOUD, Régine. A mulher nos tempos das cruzadas. São Paulo: Papirus, 1993.

PERRONE-MOISÉS, Leila. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Tendências e impasses: o feminismo

como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

WAGNER, Roy. A Invenção da Cultura. Trad. Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 253 p.

WHITE, Hayden. Meta-História: A Imaginação Histórica do Século XIX. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1992.

ZINANI, Cecil J. A.; SANTOS, Salete R. P. dos (Org.). Mulher e Literatura: história, gênero e sexualidade. Caxias do Sul: Educs, 2010. 264 p.

_____. Literatura e gênero: a construção da identidade feminina. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-28