A cultura do masculino na voz das mulheres em A Casa de Bernarda Alba – uma questão de ressonância
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2018.1.31714Palavras-chave:
literatura, feminino, cultura, Federico Garcia Lorca.Resumo
A partir de uma abordagem comparatista, este trabalho tem por objetivo analisar a representação do feminino enquanto ressonância de uma cultura dominante masculina em A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), de Federico García Lorca, contemplando três perspectivas: cultural, de acordo com o conceito trazido por Roy Wagner de cultura enquanto invenção; histórica, a partir da teoria da meta-história proposta por Hayden White, que relativiza o campo ao reconhecer o jogo de influências que o mesmo sofre e ao inserir no discurso histórico uma dimensão ficcional; e uma perspectiva religiosa, com base na visão de Pierre Debergé sobre o papel da mulher na sociedade. A construção ficcional de Lorca configura-se como um jogo de ressonâncias signíficas, onde o espaço da mulher e sua voz se (des)constituem no emaranhado das invenções e convenções sociais, culturais e históricas, desvelando, assim, a sua condição de silenciamento.
*** The masculine culture in women’s voice in A Casa de Bernarda Alba – a matter of resonance ***
From a comparative approach, this paper aims to analyze the representation of the feminine as a resonance of a dominant masculine culture in A Casa de Bernarda Alba – Drama de mulheres em povoados da Espanha (1936), by Federico García Lorca, considering three perspectives: cultural, according to Roy Wagner’s concept of culture as an invention; historical, through Hayden White’s metahistory theory, which relativizes the field by inserting a fictional dimension into the historical discourse, recognizing therefore the game of influences it undergoes; and a religious perspective based on Pierre Debergé’s point of view about the role of women in society. Lorca’s fictional construction constitutes itself as a game of signifying resonances, where women’s space and their voices (de)constitute themselves in the intertwinement of cultural, social and historical inventions and conventions, unveiling thus their silenced condition.
Keywords: literature; feminine; culture; Federico Garcia Lorca.
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