Enciclopédia polifônica: a construção dos textos e das vozes em Art Book
DOI:
https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.1.28529Palavras-chave:
arte contemporânea, enciclopédias de artistas, biografias, autoria.Resumo
O artigo discute o conteúdo textual e as vozes presentes em Art Book, uma enciclopédia de artistas e obras criada a partir da identificação dos clichês encontrados em outras publicações do gênero e tema do mestrado em Artes Visuais na Unicamp do pesquisador e artista Bruno Moreschi. As vozes narrativas presentes em Art Book são diversas, e o texto aqui discute algumas de suas características e como elas atuam conjuntamente na criação de um efeito de pluralidade e veracidade presente no livro, que pode ou não se percebido como ficcional pelo leitor.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio C. Arte Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I. A Estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2015.
MORESCHI, Bruno (Ed.). Art Book. São Paulo: Menard Editions, 2014.
NABOKOV, Vladimir. Fogo Pálido. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.