enquanto água: o real enquanto leitura
Resumo
A partir do conceito de unheimliche, de Sigmund Freud, e de algumas proposições de Ricardo Piglia acerca da natureza da ficção – e também tendo por base as ideias sobre o conto de autores como Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe – o presente texto propõe um debate sobre as motivações, a concepção, e o percurso de escrita e revisão do conto enquanto água. Nesse processo de investigação genética de seu próprio texto, Altair Martins discute alguns aspectos fundamentais da narrativa, como as premissas de enredo e estrutura, a escolha e fixação do narrador, e a caracterização do espaço e dos personagens.
********************************************************************
enquanto água: the real as reading
Abstract: Departing from the concept of unheimliche by Sigmund Freud and the ideas of Ricardo Piglia about the nature of fiction - and also having as basis the ideas of authors like Jorge Luis Borges and Edgar Allan Poe about the short story - the present text proposes a discussion of motivations, the creation, the writing and revision process of short story enquanto água. In this genetic investigation of his own text, author Altair Martins discusses some fundamental aspects of narrative, like plot and structure, the choice of point of view, and the characterization of setting and characters.
Keywords: short story; genetic criticism; creative process.
Downloads
Referências
BARBOSA, Amílcar Bettega. Deixe o quarto como está. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1973.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. São Paulo: Globo, 1999.
BORGES, Jorge Luis; BIOY CASARES, Adolfo. Cuentos breves y extraordinarios. Buenos Aires: Losada, 1998.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
KIEFER, Charles. A poética do conto. Porto Alegre: Nova Prova, 2004.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1997.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
______. Teses sobre o conto. Caderno Mais, Folha de São Paulo, 30 de dezembro de 2001, p. 24.
QUIROGA, Horácio. Decálogo do perfeito contista. Org. Sérgio Faraco. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1999.
SARTRE, Jean-Paul. Qu'est-ce que la littérature?. Paris: Gallimard, 1948.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1992.
WILLEMART, Philippe. Bastidores da criação literária. São Paulo: Iluminuras, 1999.
______. Universo da criação literária. São Paulo: EDUSP, 1993. Col. Criação & crítica,13).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.