O mercado, a produção editorial e como a criação literária se relaciona com eles

Autores

  • Marília de Araújo Barcellos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

mercado editorial, paratexto, publicações.

Resumo

Este texto discorre acerca da pluralidade de campos, postulada por sociólogos como Pierre Bourdieu e John Thompson, acreditando, como alega Roger Chartier, que a obra em si não sobrevive sem o seu suporte, e que é sensato o autor reconhecer, na cadeia produtiva, todo o processo de edição, para poder com isso otimizar o saber. Neste sentido, o ato da criação literária é considerado enquanto parte de um conjunto de outras ações resultantes na obra em si e de conceitos que se organizam ao longo da história, conceitos esses que perpassam pela concepção de livro, tendo como resultado a obra para o público-leitor. Ainda se discute aqui o panorama do cenário atual no campo das publicações e seus paratextos.

********************************************************************

The market, the editorial production and how literary creation relates to them

Abstract: This text talks about plurality of fields, postulated by sociologists such as Pierre Bordieu and John Thompon, who believed, as Roger Chartier claims, that the work itself doesn't survive without its support, and that it is wise for the author to recognize all the edition process in the productive chain, in order to optimize the knowledge. Therefore, the act of literary creation is considered as part of a set of other actions resulting from the work itself, and concepts organized through the story; concepts that pass through the conception of the book, having the work as a result for the target audience. Still, the outline of the current situation in the publication field and its paratext is discussed here.

Keywords: editorial market; paratext; publications.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília de Araújo Barcellos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação UFSM; professora do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

BORDINI, Maria da Glória. Leitura no século XXI: o meio substitui a mente? In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Org.). Leitura: história e ensino. Porto Alegre: Edelbra, 2016.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Companhia das letras: São Paulo, 1998.

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Unesp, 2016.

CBL/SNEL. Produção e Vendas do Setor Editorial disponíveis no site em: http://www.snel.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Apresentacaopesquisa-2015-Imprensa_OK.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.

CHARTIER. Roger. A ordem dos livros. Brasília: UNB, 1994.

FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante; Instituto Pró-livro, 2016. Também disponível em http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_2015.pdf. Acesso em: 01 set. 2016.

FEBVRE, Lucien; JEAN-MARTIN, Henri. O aparecimento do livro. São Paulo: UNESP, 1992.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê, 2009.

SÁ EARP, Fábio; KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.

STODDARD, Roger. Morphology and the book from an american Perspective, Printing History. Number 17 (v. 9, n. 1). Nova York: APHA, 1987.

ZAID, Gabriel. Livros demais: sobre ler, escrever e publicar. São Paulo: Summus, 2003.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Libera (Seção livre)