A criação poética na perspectiva de Paul Valéry
Palavras-chave:
Ato criativo, Poiesis, Construção.Resumo
Para tratar do tema da criação propomos apresentar a visão do poeta, ensaísta e escritor francês Paul Valéry. Formado na tradição clássica francesa do final do século XIX, influenciado pela poesia de Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine e, principalmente, Stéphane Mallarmé, Valéry desenvolveu um percurso intelectual peculiar e instigante. Tal percurso possui como marco a denominada Nuit de Gênes a partir da qual passa a se dedicar ao culto do espírito, registrando diariamente o movimento interior de seu próprio pensamento. Instigado por desvendar os meandros do processo criativo, Valéry parte do pressuposto de que não se cria a partir do nada. Ao contrário, a obra poética é a expressão final de um árduo trabalho empreendido pelo poeta. O interesse valeriano recai especialmente no ato de fazer o poema, salientando o processo em si mais do que a obra final.
********************************************************************
The creation poetic in the perspective of Paul Valéry
Abstract: The vision of the poet, essayist and French writer Paul Valéry is proposed to address the issue of creation. Formed in the classic French tradition of the late nineteenth century, influenced by the poetry of Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine, and especially Stéphane Mallarmé, Valéry developed a unique and exciting intellectual journey. This route has a landmark called Nuit de Gênes from which the writer begins to devote to worship the spirit, recording daily the inner movement of his own thought. Instigated by unravelling the intricacies of the creative process, Valéry assumes that it does not create from nothing. On the contrary, the poetic work is the ultimate expression of a hard work undertaken by the poet. The valerian interest lies especially in the act of making the poem, emphasizing the process itself more than the final work.
Keywords: Creative act; Poiesis; Construction.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: a serpente e o pensar. 2. ed. São Paulo: Ficções, 2011. 118p. DURAND, André. Paul Valéry (France) (1871-1945). Comptoir littéraire. Disponível em: http://www.comptoirlitteraire.com/v.html. Acesso em: 31 maio 2016.
MORA, José Ferrater. Diccionario de Filosofía. Tomo III (K-P). Barcelona: Editorial Ariel, 2009. p. 2824-2825.
POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition. Graham’s Magazine, v. 28, n. 4, p. 163-167, Apr. 1846. Disponível em: http://www.eapoe.org/works/essays/philcomp.htm. Acesso em: 30 jul. 2016.
VALÉRY, Paul. Lettre sur Mallarmé. Encyclopédie de L’Agora, Canadá. Disponível em: http://agora.qc.ca/documents/stephane_mallarme--lettre_sur_mallarme_par_paul_valery. Acesso em: 15 jun. 2016.
______. Fac-simile du Cahier, n. 83, p. 6/43, 1917-1918. Bibliothèque national de France – Gallica, Paris. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b60001839. Acesso em: 18 jun. 2016.
______. Tel Quel: Rhumbs, Autres Rhumbs, Analecte et Suite. Paris: Gallimard, 1943. 496p.
______. Variedades. Organização de João Alexandre Barbosa. Tradução de Maiza Martins de Siqueira e João Alexandre Barbosa. Posfácio de Aguinaldo Gonçalves. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2007. 220p.
______. Teoría poética y estética. Traducción de Carmen Santos. Madrid: Visor, 1990. p. 137. 207p.
______. Littérature, 1929. In: ______. O cemitério marinho. Tradução e prefácio Jorge Wanderley. Posfácio João Alexandre Barbosa. Ilustrações de Carlos Clémen. São Paulo: Max Limonad, 1984. 69p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.