O processo de criação da autora Ângela Lago: o resgate da tradição da narrativa nas obras publicadas pela editora Cosac Naify
Palavras-chave:
Ângela Lago, processo de criação, Cosac Naify, tradição.Resumo
Este trabalho tem como tema central os mecanismos de tradução da tradição no contemporâneo. Em particular, objetiva examinar esse tema nos arranjos tradutórios da autora Ângela Lago na criação de suas obras sincréticas. O problema proposto para este artigo é: quais os sentidos da criadora Ângela Lago investir na tradução da tradição em obras no contemporâneo? Quais elementos e procedimentos a autora utiliza para produzir essas recriações de obras clássicas de modo que essas signifiquem no presente? Qual a interferência do projeto gráfico da Editora Cosac Naify na produção de sentido de cada uma das histórias? O que esses livros têm em comum que os tornam capazes de destacar traços diferenciadores da autora? Com essa especificação do problema a hipótese a ser testada é que as histórias de Lago são constantemente construídas na tentativa de resgatar costumes, culturas e valores para disseminá-los na sociedade de hoje. Desta forma, a autora poderia encontrar na utilização de recursos gráficos, textuais e visuais um modo inovador de refuncionalizar o conjunto de elementos da composição narrativa.
********************************************************************
The creative process of the author Ângela Lago: Rescuing the narrative tradition in the works published by Cosac Naify
Abstract: This work is focused on the tradition of translation mechanisms in contemporary. In particular, it aims to examine this issue in tradutórios arrangements Angela Lago author in creating their syncretic works. The proposed problem for this is: which way the creator Angela Lago invest in the tradition of translation works in the contemporary? What elements and procedures the author uses to produce these recreations of classic works so that these mean in this? What interference graphic design Editora Cosac Naify the production of meaning of each of the stories? What do these books have in common that make them able to highlight distinguishing features of the author? With this problem specification the hypothesis being tested is that Lake stories are constantly being built in an attempt to rescue customs, cultures and values to disseminate them in today's society. Thus, the author could find in the use of graphics, textual and visual refuncionalizar an innovative way to the set of elements of the narrative composition.
Keywords: Angela Lago; creation process; Cosac Naify; tradition.
Downloads
Referências
BOGO, Marc Barreto. A coleção particular da Cosac Naify: explorações sensíveis do gosto do livro. São Paulo: PUCSP, 2014.
CHRISTIN, Anne-Marie. “Le Texte et l’image”, in L’Ilustration, essas d’iconographie. Paris: Klienksieck, 1999.
GREIMAS. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker editores, 2002.
LAGO, Ângela. Cântico dos cânticos. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
______. João Felizardo: o rei dos negócios. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
______. Psiquê. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LANDOWSKI, Eric. Do inteligível ao sensível. São Paulo: Educ, 1995.
______. O olhar comprometido. Revista Galáxia, São Paulo, n. 2, p. 19-56, 2001.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011. (Título original: Lire l’album).
MENDES, André. O amor e o diabo em Ângela Lago: a complexidade do objeto artístico. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012. (Título original: El arco y la lira).
______. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Horizonte, 2010.
______. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.
______. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Scriptorium
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scriptorium implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scriptorium como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.