Da ficção clássica à ficção do romance: a entrada da episteme fenomenista
Palavras-chave:
ficção, romance, filosofia, episteme, fenomenista.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a diferença entre a ficção clássica e a ficção do romance, não só de forma técnica considerando o que compõe textualmente cada uma, mas principalmente o discurso ideológico que embasa a composição de enredos, personagens, tempo, espaço e função moral. Para isso, a base epistemológica que ampara a arte, sobretudo, a literária, será analisada num desenvolvimento cronológico, social, cultural. Sendo assim, será abordado de que maneira a episteme clássica foi perdendo força para dar lugar à episteme fenomenista.
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From classical fiction to romance fiction: the phenomenalist episteme input
Abstract: The present article aims to analyze the difference between classical fiction and romance fiction, not only in a technical form, considering how each is composed verbatim, but especially the ideological speech which underlies the composition of plot, characters, time, space and moral function. Therefore, the epistemological basis that sustain the art, mainly the literary, will be analyzed through a chronological, social and cultural development. Thus, it will approach how classical episteme lost its strength, giving rise to phenomenalist episteme.
Keywords: fiction; novel; philosophy; episteme; phenomenalist.
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