Sobre os notoriamente superestimados poderes da voz na ficção ou: como falhar ao conversar com garotas bonitas
Palavras-chave:
Voz, Ficção, Escrita criativa, Literatura canadense.Resumo
Explorando o conceito de “voz na ficção”, o artigo de D.W. Wilson reflete sobre suas possíveis interpretações, focando principalmente na voz-enquantofalada e na voz-enquanto-escrita. Além desses dois conceitos, mais abrangentes, há a voz do escritor, que lê o texto; a simulação da voz falada do escritor, presente no artigo escrito; a voz que escutamos na mente, ao ler um texto em silêncio; e a voz enquanto estilo ou identidade do texto, geradora da intimidade entre literatura e leitor. Acompanhando o ensaio, Bernardo Bueno oferece uma nota introdutória sobre o contexto histórico e pessoal do artigo, e também sobre o processo da tradução da voz, como complemento do artigo original de Wilson.
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The Notoriously Overestimated Powers of ‘Voice’ in Fiction, or: How to Fail in Talking to Pretty Girls
Abstract: Exploring the concept of “voice in fiction”, D.W. Wilson’s essay reflects on its possible interpretations, focusing primarily on voice-as-spoken and voice-aswritten. Beyond these broad concepts, there is the writer’s voice, who is reading the text; the simulation of the writer’s spoken voice, manifested on the written essay; the voice we listen to in our minds, when we read a text; and the voice as style, as the text’s identity, generating intimacy between literature and reader. Complementing the essay, Bernardo Bueno offers an introductory note on the historical and personal context surrounding the essay, and notes on the process of translating “voice”.
Keywords: Voice, Fiction, Creative writing, Canadian literature.
Tradução e introdução de Bernardo Bueno
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