A memória e suas ficções: correspondências, registros e documentos de processo nas artes visuais
Palavras-chave:
Artes visuais, Correspondência, Caio Fernando Abreu, Preservação de acervo.Resumo
Os depoimentos e documentos de processo de um artista revelam rastros que podem ser revisitados por leitores e pesquisadores, fazendo emergir uma nova dimensão reflexiva acerca das obras. A correspondência, de forma peculiar, revela interesses, circunstâncias de vida, estados emotivos e interlocuções sociais que, em maior ou menor grau, influenciam um processo criativo. Quando um artista se dirige a outra pessoa, a um interlocutor especialmente escolhido para tal, ele trama linhas de apoio que permitem avaliar sob nova ótica a própria produção. Motivada afetivamente por seus primeiros encontros com os livros e os documentos do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, Maria Ivone dos Santos, com a perspectiva geneticista, discute a situação de acervos de documentos de processo de alguns criadores brasileiros, com um olhar especial para a correspondência. Artistas como Paulo Brusky e Hélio Oiticica servem de referência para que a autora evante um debate sobre impasses que cercam a preservação, a propriedade e o estudo destes acervos.
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Memory and Its Fictions: Correspondence, Records and Process Documents in Visual Arts
Abstract: The statements and documents of process of an artist reveal traces that can be revisited by readers and researchers, giving rise to a new reflective dimension about the works. The correspondence, in a peculiar way, reveals interests, life circumstances, emotional states and social dialogues that, in a larger or smaller degree, influence the creative process. When an artist directs himself to another person, to a specially chosen interlocutor for that, he plots helplines that allow him to evaluate under a new light the production itself. Motivated affectively by her first encounters with the books and documents from the gaúcho writer Caio Fernando Abreu, Maria Ivone dos Santos, with the geneticist perspective, discusses the situation of the collections of documents of process of some brasilian creators, with a special look for the correspondences. Artists like Paul Brusky and Hélio Oiticica serve as reference for the author raise a debate on impasses surrounding the preservation, property and the study of these collections.
Keywords: Visual arts, Correspondence, Caio Fernando Abreu, Collection preservation.
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