Aspectos motivacionais e afetivos na mediação de professores alfabetizadores
Palavras-chave:
Alfabetização, mediação, motivação, afeto, aprendizagem.Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que parte da seguinte questão: o que diferencia o professor que obtém sucesso no processo de alfabetização? Levanto a hipótese que na mediação os aspectos motivacionais e afetivos são componentes que se fazem presente na atuação desses professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa foi o de levantar os aspectos motivacionais e afetivos na mediação do processo de alfabetização, através da fala de professores alfabetizadores. Foram entrevistados 18 professores com a premissa de serem bons alfabetizadores. Investigar o que mobiliza e caracteriza a ação dos docentes, que mesmo possuindo inúmeras variáveis que interfiram negativamente nesse processo, conseguem obter êxito no desenvolvimento da alfabetização de seus alunos é uma possibilidade de levantar questões voltadas à problemática da aprendizagem do processo de alfabetização.Downloads
Downloads
Como Citar
Azevedo, C. (2011). Aspectos motivacionais e afetivos na mediação de professores alfabetizadores. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/8311
Edição
Seção
Artigos