Tarefa N-Back Visual: construção de um instrumento de avaliação de memória de trabalho para crianças

Autores

  • Mariana Batista Lima PUCRS
  • Mirella Liberatore Prando PUCRS
  • Anelise Meurer Renner PUCRS
  • Tatiana Carvalho DeNardi PUCRS
  • Rochele Paz Fonseca PUCRS
  • Rodrigo Grassi-Oliveira PUCRS

Palavras-chave:

N-Back, memória de trabalho, crianças.

Resumo

Prejuízos em tarefas que avaliem a WM têm sido observados em estudos com crianças acometidas por trans- tornos psiquiátricos com características neurodesenvolvimentais. Objetivo: elaborar estímulos visuais para serem usados na tarefa N-Back para crianças de 6 a 12 anos. Método: serão apresentadas fotos selecionadas de animais. Realizou-se um estudo com 38 crianças. Resultados: observou-se que os animais dos estímulos do N-Back são facilmente reconhecidos pelas crianças. Conclusão: a partir deste estudo preliminar, a tarefa N-Back mostrou-se apta à utilização em larga escala. Os dados deverão receber medidas de padronização e norma- tização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Batista Lima, PUCRS

Fonoaudióloga. Especialização em Neuropsicologia – UFRGS. Mestranda em Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvi- mento – PUCRS.

Mirella Liberatore Prando, PUCRS

Fonoaudióloga. Doutoranda em Psicologia, Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental – PUCRS.

Anelise Meurer Renner, PUCRS

Acadêmica de Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento – PUCRS.

Tatiana Carvalho DeNardi, PUCRS

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento – PUCRS.

Rochele Paz Fonseca, PUCRS

Professora, Doutora, Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental – PUCRS.

Rodrigo Grassi-Oliveira, PUCRS

Pepartamento de Pós-Graduação em Psicologia. Grupo de Pesquisa em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2012-02-28

Como Citar

Lima, M. B., Prando, M. L., Renner, A. M., DeNardi, T. C., Fonseca, R. P., & Grassi-Oliveira, R. (2012). Tarefa N-Back Visual: construção de um instrumento de avaliação de memória de trabalho para crianças. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/7656

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.