Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal
Palavras-chave:
habilidades sociais, dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento, comorbidade, viés de avaliação.Resumo
A atual prevalência e comorbidade de problemas de comportamento e de aprendizagem mostram a importância da avaliação precoce na prevenção desses problemas e de questões metodológicas relacionadas. Com base em uma amostra de 50 crianças que apresentavam essa comorbidade, de ambos os sexos, de oito a 12 anos, o presente estudo comparou resultados obtidos por dois instrumentos (IMHSC-Del-Prette e SSRS-BR) bem como avaliações feitas pelas próprias crianças e por seus professores. Os resultados indicaram déficits de aquisição e desempenho nas habilidades sociais das crianças (especialmente habilidades assertivas e empáticas), alta frequência de problemas de comportamento e vieses entre autoavaliação e avaliação do professor. Discutem-se implicações dos resultados na análise das necessidades educativas especiais e no planejamento de programas de intervenção junto a essa clientela.Downloads
Downloads
Publicado
2012-02-29
Como Citar
Prette, Z. A. P. D., Barreto, S. de O., & Freitas, L. C. (2012). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/7593
Edição
Seção
Artigos