Efeito da idade no Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R)
Palavras-chave:
Memória, evidência de validade, testes psicológicos, psicometria.Resumo
O objetivo do estudo foi procurar evidência de validade desenvolvimental para o Teste de Memória de Reconhecimento – TEM-R. Participaram da pesquisa 464 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, de ambos os sexos, e com idade variando entre 17 e 53 anos (M=23,53, DP=6,49). O instrumento foi aplicado coletivamente em sala de aula, em horário previamente cedido pelo professor, com duração máxima de 10 minutos. Nos resultados foi possível observar correlação negativa e significativa entre a pontuação do TEM-R e a idade (r=-0,20, p=<0,001), sendo formadas três faixas etárias que se diferenciaram no desempenho no teste, quais sejam, até os 23 anos, dos 24 aos 35 anos e pessoas com 36 anos ou mais. Com base nisso, discute-se a verificação de evidência de validade para o TEM-R em função da idade, sendo que ao aumento da idade lhe correspondeu uma diminuição da capacidade de memória de reconhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.