Estudo comparativo entre alunos superdotados e não-superdotados em relação à inteligência e criatividade
Palavras-chave:
inteligência, criatividade, superdotação, alunos superdotados.Resumo
Esse estudo objetivou comparar níveis de criatividade e inteligência entre alunos superdotados e não-superdotados e examinar a relação entre os dois fenômenos nos dois grupos. Participaram 21 alunos superdotados e 27 não-superdo- tados do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Minas Gerais. Foram utilizados os instrumentos Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral e Teste Torrance de Pensamento Criativo. Não foi encontrada relação entre inteligência e criatividade em nenhum dos grupos e nem diferença entre superdotados e não-superdotados quanto à inteligência. Para criatividade, os resultados apontaram diferenças significativas na originalidade verbal e figurativa. Os superdotados obtiveram médias superiores em comparação aos não-superdotados. Os resultados indicam a importância de se considerar, no processo de identificação, a diversidade de características presentes nos indivíduos superdotados.Downloads
Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Gonçalves, F. do C., & Fleith, D. de S. (2011). Estudo comparativo entre alunos superdotados e não-superdotados em relação à inteligência e criatividade. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/7154
Edição
Seção
Artigos