Orientadores de Liberdade Assistida: problematizações (im)pertinentes

Autores

  • Francielle Limberger Lenz
  • Lílian Rodrigues da Cruz

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, liberdade assistida, políticas públicas.

Resumo

O artigo é resultado de reflexões a partir do estágio acadêmico em Psicologia realizado no Programa de Atendimento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PAMSEMA), na cidade de Santa Cruz do Sul-RS. A partir da inserção no PAMSEMA, objetivamos questionar os discursos e as práticas do Programa, prioritariamente a função do orientador de liberdade assistida. Para tal, buscamos no Estatuto da Criança e do Adolescente o que a lei pretendia ao inscrever este ator social. Por fim, problematizamos a lógica higienista e punitiva das orientações, bem como debatemos o alcance das medidas socioeducativas em meio aberto e as possibilidades de implementação de políticas públicas para adolescentes.

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Como Citar

Lenz, F. L., & Cruz, L. R. da. (2010). Orientadores de Liberdade Assistida: problematizações (im)pertinentes. Psico, 40(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6775

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