Dos discursos freudianos sobre a educação: considerações acerca da inibição intelectual
Palavras-chave:
educação, psicanálise, desejo de saber, inibição intelectual.Resumo
Freud apresentou diferentes posições sobre a educação, ora criticando-a como desencadeadora da neurose, ora aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível. Este artigo, além de apontar esses diferentes momentos do pensamento freudiano, tem como objetivo discutir os conceitos de inibição e de desejo de saber. Ao relacionar o saber ao Complexo de Édipo e tratar a inibição como uma saídas da angústia, Freud possibilita deslocar a concepção da deficiência intelectual para o campo psíquico, evitando o reducionismo das explicações organicistas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Ao incluir a psicanálise nas discussões sobre a deficiência intelectual poderia haver a abertura para pensar criticamente os conceitos clássicos de normalidade e patologia, já que essa teoria enfatiza a singularidade do sujeito.Downloads
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Publicado
2011-01-12
Como Citar
Lima, M. S. A., & Lima, M. C. P. (2011). Dos discursos freudianos sobre a educação: considerações acerca da inibição intelectual. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6641
Edição
Seção
Artigos