Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra

Autores

  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS

Palavras-chave:

fatores emocionais, processo decisório, compra, consumidor, casais.

Resumo

Esse artigo analisa, através de um estudo exploratório de caráter qualitativo, o papel das emoções ao longo das etapas do processo de decisão de compra de imóveis por casais. Para tanto, a partir das contribuições conceituais dos estudos relacionados à teoria cognitiva das emoções, foi elaborado um instrumento de coleta de dados conciliando a abordagem indireta (simulada) com a abordagem direta (não simulada). Os resultados foram analisados seguindo-se a metodologia de análise de conteúdo, e revelaram a manifestação dos 07 (sete) fatores emocionais pertencentes ao grupo das emoções positivas (encantamento, romantismo, satisfação, alegria, vibração, tranquilidade e surpresa) e de 05 (cinco) fatores pertencentes ao grupo das emoções negativas (insatisfação, preocupação, vergonha, inveja e surpresa) no decorrer das 07 (sete) etapas do processo de decisão de compra. Com base nos resultados, identificou-se que os fatores emocionais podem acelerar ou então retardar a realização das etapas do modelo de processo decisório utilizado como referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Professor Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Professor Pesquisador da FACE PUCRS

Marcelo Gattermann Perin, PUCRS

Professor Pesquisador FACE PUCRS

Downloads

Publicado

2010-10-06

Como Citar

Fleith de Medeiros, J., Hoffmann Sampaio, C., & Gattermann Perin, M. (2010). Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6567

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.