Navegar é fantasiar: relações virtuais e psicanálise

Autores

  • Patrícia do Prado Ferreira-Lemos PUC São Paulo

Palavras-chave:

psicanálise, fantasia, relações virtuais, ciberespaço.

Resumo

Para pensar as relações sociais na sociedade contemporânea é imprescindível nos atermos às relações que se estabelecem no ambiente virtual. Certamente, estes são os laços mais populares e que despertam maior curiosidade na atualidade, especialmente por se passarem na dimensão online. Este trabalho ocupa-se com as relações estabelecidas através de comunidades virtuais, considerando-as, especialmente, a partir das elaborações teóricas psicanalíticas sobre fantasia e realidade psíquica. Privilegiamos as comunidades do site de relacionamentos Orkut que se desenrolam a partir de perfis fakes e que nos ofereceram material abundante para esta elaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia do Prado Ferreira-Lemos, PUC São Paulo

Doutoranda em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (RJ), especialista em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis)

Downloads

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Ferreira-Lemos, P. do P. (2011). Navegar é fantasiar: relações virtuais e psicanálise. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6454

Edição

Seção

Artigos