Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua

Autores

  • Dorian Mônica Arpini UFSM
  • Camila dos Santos Gonçalves UFSM/UNIFRA

Palavras-chave:

adolescentes, violência, drogas.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo acerca da violência do ponto de vista de adolescentes em situação de rua. A pesquisa foi delineada por uma abordagem qualitativa e utilizou como técnicas de coleta de dados entrevistas não diretivas e grupos focais. Os participantes foram adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados através da analise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os adolescentes atribuiram uma forte vinculação entre a presença de drogas e álcool nos eventos violentos. Além disso, o álcool e as drogas foram apontados como o maior fator gerador de conflitos na família, sendo responsável por grande parte da violência nas relações intrafamiliares. Identifica-se a vulnerabilidade desse grupo social em relação ao uso de drogas e álcool e aos eventos violentos, principalmente no âmbito familiar.

Downloads

Biografia do Autor

Dorian Mônica Arpini, UFSM

Psicóloga, Profa Associada do Departamento de Psicologia da UFSM. Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP

Camila dos Santos Gonçalves, UFSM/UNIFRA

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Downloads

Publicado

2012-02-28

Como Citar

Arpini, D. M., & Gonçalves, C. dos S. (2012). Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6443

Edição

Seção

Artigos