Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário
Palavras-chave:
Escrita, discurso, ensino superior, psicanálise.Resumo
Nosso objeto de pesquisa são as transformações nas maneiras de um pesquisador em formação registrar por escrito sua lida com seu objeto de pesquisa. Para tal fim, comparamos o modo como uma mesma informante redigiu a seção dedicada à análise de dados em seu relatório de iniciação científica e em sua tese de doutorado. Pressupomos que, para ser bem sucedido em sua formação, o pesquisador precisa aprender a escrever nos moldes da comunidade discursiva onde se realiza a formação e, para além disso, aprender a localizar e a transmitir os seus impasses lógicos por escrito. Para mostrar como esta passagem se dá, recorremos à noção de discurso como laço social cunhada por Jacques Lacan. Concluímos que, ao ser capturada pelo funcionamento do discurso universitário, a informante utilizou os meios necessários para aprender a escrever um texto socialmente validado em sua comunidade interpretativa.Downloads
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Publicado
2010-10-06
Como Citar
Riolfi, C. R., & Ribeiro, M. A. de O. (2010). Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6354
Edição
Seção
Artigos