Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade

Autores

  • katya luciane Oliveira Universidade Estadual Londrina
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Acácia Aparecida Angeli Santos Universidade São Francisco

Palavras-chave:

estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas, gênero.

Resumo

Estratégias de aprendizagem abrangem os recursos que os alunos empregam no momento do estudo e da aprendizagem, visando viabilizar o efetivo armazenamento, recuperação e utilização da informação. Este estudo visou levantar possíveis diferenças na utilização das estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental, considerando o gênero, a série escolar e a idade dos participantes. Participaram 815 alunos de 2ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem, na sua versão de 37 itens, foi aplicada coletivamente. Por meio do teste t de Student foi possível evidenciar diferença estatisticamente significante entre os gêneros na pontuação da Escala de estratégias de aprendizagem. A ANOVA e o teste post-hoc de Tukey também revelaram diferenças significantes na pontuação da escala em razão da série escolar e idade dos alunos. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.

Downloads

Biografia do Autor

katya luciane Oliveira, Universidade Estadual Londrina

Professora adjunta doutora do Depto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da FAculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Acácia Aparecida Angeli Santos, Universidade São Francisco

Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco

Downloads

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Oliveira, katya luciane, Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2011). Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6273

Edição

Seção

Artigos