Medindo ajustamento escolar: parâmetros psicométricos de uma escala

Autores

  • Patrícia Nunes Fonseca Universidade Federal da Paraíba
  • Valdiney V. Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Rildésia S. V. Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Katia Correa Vione Universidade Federal da Paraíba
  • Karla Alves Carlos Universidade Federal da Paraíba
  • Luis Augusto de Carvalho Mendes Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ajustamento, dificuldades acadêmicas, professores, escola, questionário.

Resumo

O presente estudo procurou adaptar o Questionário de Ajustamento Escolar, reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Objetivou-se ainda conhecer se suas pontuações variariam em função de sexo, série e tipo de escola dos participantes. Participaram 242 estudantes, sendo a maioria de escolas particulares (53,7%), do sexo feminino (57,7%) e com idade média de 14,3 anos (dp=1,88). A análise de componentes principais (rotação varimax) identificou quatro componentes que explicaram conjuntamente 44,5% da variância total: dificuldades disciplinares (α=0,72), dificuldades acadêmicas (α=0,65), aspectos gerais sobre a escola (α=0,59) e relacionamento com professores e estudantes (α=0,57); um fator geral apresentou Alfa de 0,78. Realizando uma MANOVA, verificou-se que houve diferença nas pontuações dos participantes do ensino médio quando comparados com aqueles do ensino fundamental no que se refere às dificuldades acadêmicas. Concluiu-se que este instrumento é psicometricamente adequado para fins de pesquisa.

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Publicado

2011-05-25

Como Citar

Fonseca, P. N., Gouveia, V. V., Gouveia, R. S. V., Vione, K. C., Carlos, K. A., & Mendes, L. A. de C. (2011). Medindo ajustamento escolar: parâmetros psicométricos de uma escala. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/5956

Edição

Seção

Artigos