Práticas emergentes em psicologia: atuação com agentes comunitários de saúde

Autores

  • Pamela Staliano UnB
  • Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo Universidade de Brasília - UnB
  • Angela Elizabeth Lapa Coêlho Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Palavras-chave:

saúde pública, agente comunitário de saúde, intervenção

Resumo

Nas últimas décadas, constatam-se iniciativas visando ampliar a atuação em saúde pública, incluindo-se ações de natureza comunitária. Considerando o interesse destas práticas emergentes, realizou-se um levantamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre intervenções com Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), do Município de Campo Grande, MS. A análise apontou que os objetivos norteadores das propostas são sensibilizar para promoção e prevenção em saúde e estimular troca de experiências. Destacam-se o uso de técnicas de dinâmica de grupo e metodologias participativas. Os temas mais abordados envolvem relacionamento interpessoal, comunicação, auto-estima, desvalorização profissional, rotina de trabalho, resolução de conflitos, integração, estresse, depressão e papel do ACSs. Verificou-se que a insuficiência na comunicação é percebida como um fator que compromete a implementação de práticas humanizadas em saúde. Também foram ressaltados entraves nas relações interpessoais com supervisores e gerentes e outros ACSs. Sugerem-se levantamentos semelhantes com o propósito de sistematizar e aperfeiçoar práticas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Staliano, UnB

Doutoranda do Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela UnB. Linha de Pesquisa: Psicologia da Saúde. Área de Concentração: Processo saúde-doença.

Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo, Universidade de Brasília - UnB

Professora Doutora do Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB.

Angela Elizabeth Lapa Coêlho, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Psicologia da UCDB

Downloads

Publicado

2010-01-07

Como Citar

Staliano, P., Araujo, T. C. C. F. de, & Coêlho, A. E. L. (2010). Práticas emergentes em psicologia: atuação com agentes comunitários de saúde. Psico, 40(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/5282

Edição

Seção

Artigos