Percepção da dinâmica familiar por crianças antissociais: um estudo comparativo com o procedimento de desenhos de famílias com estórias

Autores

  • Lívia Maria de Araujo Cunha Bueno Universidade de São Paulo
  • Fernanda Kimie Tavares Mishima Universidade de São Palo
  • Valéria Barbieri Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Técnicas projetivas, tendência antissocial, crianças.

Resumo

A Tendência Antissocial é caracterizada por comportamentos como desobediência, agressividade, etc. É um diagnóstico infantil, pois a permanência dos sintomas após os 18 anos altera o diagnóstico para Transtorno de Personalidade Antissocial. Sua etiologia é atribuída a fatores genéticos associados a desencadeadores ambientais, particularmente o relacionamento familiar. A pesquisa investigou se 10 meninos de 7 a 12 anos, apresentando a tendência antissocial, demonstravam particularidades na percepção da dinâmica familiar (avaliada através da realização de desenhos de famílias com estórias) em comparação a 10 meninos sem dificuldades psicológicas, todos selecionados através do Strengh and Difficulties Questionnaire. Foi observado que há diferenças na qualidade da percepção das figuras materna e paterna. As principais características passíveis de diferenciá-los referem-se à natureza das necessidades e angústias (mais primitivas no grupo clínico) e das defesas (de ordem neurótica no grupo contraste). A forma como os pais atendem as necessidades das crianças não diferenciou os grupos.

Downloads

Biografia do Autor

Lívia Maria de Araujo Cunha Bueno, Universidade de São Paulo

Graduada em Psicologia pelo Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto.

Fernanda Kimie Tavares Mishima, Universidade de São Palo

Pós-Graduanda do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Valéria Barbieri, Universidade de São Paulo

Profa. Dra. do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2010-04-16

Como Citar

Bueno, L. M. de A. C., Mishima, F. K. T., & Barbieri, V. (2010). Percepção da dinâmica familiar por crianças antissociais: um estudo comparativo com o procedimento de desenhos de famílias com estórias. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/5242

Edição

Seção

Artigos