Recuperando memórias autobiográficas: avaliação da versão brasileira do Teste de Memória Autobiográfica

Autores

  • Giovanni Kuckartz Pergher FACCAT
  • Lilian Milnitsky Stein PUCRS

Resumo

O presente trabalho avaliou a adequação da versão brasileira do Teste de Memória Autobiográfica (TMA), instrumento utilizado na investigação do fenômeno da supergeneralização (dificuldade para recuperar memórias autobiográficas específicas). O TMA consiste na apresentação de uma série de palavras-estímulo de diferentes valências emocionais (positivas, negativas e neutras), sendo solicitado ao participante que recupere lembranças específicas de sua história de vida relacionadas a estas palavras. Neste estudo, o TMA foi aplicado em 62 participantes de baixo nível socioeconômico e escolaridade, os quais foram divididos em dois grupos, segundo as instruções que recebiam durante a aplicação do teste. Os resultados indicaram que as instruções fornecidas durante o teste influenciam na especificidade das memórias recuperadas. Tomados em conjunto, os resultados relativos à especificidade das lembranças são semelhantes àqueles verificados na literatura internacional, sugerindo que a versão brasileira do TMA pode ser utilizada em pesquisas com populações de baixo nível socioeconômico e escolaridade. Palavras-chave: memória autobiográfica; supergeneralização; adaptação.

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Como Citar

Pergher, G. K., & Stein, L. M. (2008). Recuperando memórias autobiográficas: avaliação da versão brasileira do Teste de Memória Autobiográfica. Psico, 39(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/4461

Edição

Seção

Artigos