Uma perspectiva cognitiva no estudo da compreensão de textos
Palavras-chave:
comprensión, texto, memoria de trabajo, inhibición verbalResumo
A memória de trabalho e, particularmente, o mecanismo de inibição, tem um papel crucial na compreensão leitora. Nesta pesquisa, visou-se a estudar a relação entre a habilidade de compreensão da leitura e a memória de trabalho, working memory (WM). Testa-se a hipótese de que a dificuldade de inibir informações pode influenciar a compreensão textual. No primeiro experimento, 153 crianças com 9 e 12 anos de idade foram avaliadas com um teste de compreensão escrita e com uma tarefa de WM. No segundo experimento, 24 crianças foram examinadas com o Hayling Test, que investiga a habilidade de inibir respostas verbais. Os resultados evidenciaram uma correlação entre WM e habilidade de compreensão textual. Crianças com dificuldades na compreensão de textos apresentaram um desempenho significativamente inferior nos testes de memória e de inibição, sugerindo que a relação entre o entendimento da leitura e a WM poderia depender de habilidades de inibir informações irrelevantes. Palavras-chave: compreensão; texto; memória de trabalho; inibição verbal.Downloads
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Publicado
2008-11-26
Como Citar
Abusamra, V., Cartoceti, R. V., Raiter, A. G., & Ferreres, A. R. (2008). Uma perspectiva cognitiva no estudo da compreensão de textos. Psico, 39(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/3924
Edição
Seção
Artigos