Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam?
Palavras-chave:
Metacognição, aprendizagem, ensino.Resumo
A metacognição vem sendo abordada em diferentes áreas, e a clara conceituação deste termo se faz necessária para melhor aplicação em recursos de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo principal fazer uma revisão não-sistemática sobre o tema metacognição devido à dificuldade encontrada para a definição deste construto. Determinadas bases de dados foram pesquisadas, como PubMed, Scielo, PsychInfo, Web of Science e Lilacs, no período de 2001 a 2007. Os descritores utilizados na pesquisa foram: metacognição, aprendizagem, metacompreensão, estratégias de aprendizagem, metamemória, fenômeno ponta-da-língua e meta-aprendizagem. Os artigos selecionados foram agrupados por definição de termos. A partir disto, foi elaborada uma descrição da metacognição e suas funções, estratégias e processos. O estreito vínculo com a aprendizagem é uma importante ferramenta para otimização do estudo e resolução de problemas. Os esclarecimentos obtidos neste estudo sugerem questões para futuras pesquisas no âmbito educacional, para aprimorar a relação ensino/aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
2010-04-16
Como Citar
Andretta, I., da Silva, J. G., Susin, N., & Freire, S. D. (2010). Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam?. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/3879
Edição
Seção
Artigos